quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Voltando á Infância

Conheça a história de Mulan
Assim como Pocahontas, Mulan é um membro oficial do clube Disney Princess - mas ela é, na verdade, uma heroína multicultural, não uma princesa de verdade. É uma mulher chinesa baseada em um mito chinês antigo que tem quase 2.000 anos. Real ou não, o filme Mulan da Disney Pictures, de 1998, reconta a história de uma jovem donzela chinesa que queria honrar sua família mas parecia destinada a falhar. 

Colocou sua vida em perigo quando descobriu que seu pai enfraquecido seria integrado ao exército para lutar contra a invasão dos Huns. Sabendo que não sobreviveria aos rigores da guerra em seu país, Mulan decidiu se disfarçar de homem e ir no lugar de seu pai. Sem que ela soubesse, seus ancestrais estavam preocupados com a situação e, para impedir, ordenaram que um pequeno dragão, Mushu, se juntasse a ela para forçá-la a abandonar seu plano. Ele concordou; porém, quando conheceu Mulan, aprendeu que ela não poderia ser convencida e então decidiu ajudá-la a superar os perigos dali em diante. No processo, Mulan se tornou a protagonista atual mais feminista da Disney.
 


O filme original da Disney


Como Mulan, a Disney gostaria de honrar as culturas asiáticas ao fazer um filme de animação com uma história asiática. "Mulan" foi desenvolvido pelo especialista em lenda popular Robert D. San Souci e lançado em 5 de junho de 1998, superando os filmes anteriores "O corcunda de Notre Dame" e "Hércules". Esse foi o primeiro longa-metragem feito na Walt Disney Feature Animations Florida, estúdio de animação da Disney em Orlando.

A aproximação artística para o filme foi baseada no estilo do "canto" chinês de espaços "vazios" ou "negativos" equilibrados pelo detalhe "positivo" - quase um conceito "yin e yang". Os supervisores artísticos do filme gastaram três semanas na China delineando, fotografando e explorando a cultura. Os animadores dos computadores usaram tecnologia de ponta para adicionar técnicas de câmera de imitação e detalhes que anteriormente não eram disponíveis na animação - como cenas de uma multidão de mais de 30 mil pessoas. Utilizaram um programa de computador chamado "Atilla" para fazer uma seqüência incrível de longa-metragem de 2 mil hunos a cavalo. Mulan é dublada pela atriz Ming-Na, e suas canções são interpretadas por Lea Salonga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário